Dra. Mariana Tanaka

Disfunções miccionais

A disfunção miccional (disfunção da bexiga) é caracterizada por um padrão anormal no enchimento ou esvaziamento vesical (bexiga). O controle da função miccional na infância é adquirido a partir de 2 anos de idade, podendo ocorrer até os quatro anos de vida. Esta presente em 15% crianças aos 7 anos, sendo mais comum em meninas (8:1). É causa de infecção urinária em crianças após quatro anos de idade, além de promover baixa auto-estima, isolamento social e alterações comportamentais.

Pode se manifestar com perdas de urina durante o dia, enurese noturna, urgência miccional, dores abdominais, micções irregulares ou pouco frequentes (retenção), constipação intestinal, resíduos de urina e/ou fezes na roupa, sensação de não esvaziamento vesical, vulvovaginites ou assaduras intratáveis, infecções urinárias recorrentes, refluxo vesicoureteral secundário (retorno de urina da bexiga para os rins) dentre outros.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado, visando melhorar a condição social da criança e prevenir a formação de cicatrizes renal em crianças acometidas por infecção urinária.

feito com