Dra. Mariana Tanaka

Atividade física na Infância

Atualmente, existe uma grande preocupação mundial com o aumento da obesidade no mundo, principalmente com o aumento dos seus índices na infância, sendo fundamental melhorar os hábitos alimentares e incentivar à prática de exercícios físicos desde cedo.

A prática de exercícios físicos diminui os índices de obesidade, melhora a massa óssea e a força muscular em adultos, além de melhorar a pressão arterial, diabetes, doenças inflamatórias crônicas, cognição, auto-estima e consequentemente melhora psicológica.

Desde 2006 existe uma preocupação em melhorar a prática de exercícios físicos em crianças, mas não se sabia o quanto de exercícios seria recomendado, qual o melhor tipo de exercícios e quais seriam os reais benefícios do exercício físico para as crianças.

Atualmente, sabe-se dos benefícios da prática de exercícios físicos para todas as crianças. As de 0 à 4 anos de idade apresentam melhora do peso, das habilidades motoras, do aprendizado e a atenção, da pressão arterial e a resistência à insulina, da composição óssea, além de promoverem a maior disposição e felicidade.

Importância da atividade física para as crianças:

Recomendações:

Atividades recomendadas:

As atividades físicas recomendadas devem ser compostas por atividades de moderada à forte intensidade, àquelas que deixam as crianças “sem fôlego” ditas aeróbicas, tais como: andar de bicicleta, nadar, correr, jogar futebol, basquete, ballet. Certamente estas atividades físicas devem ser realizadas de maneira que as crianças se divirtam com elas.

Papel dos pais:

Quando presentear a criança, comprar brinquedos que estimulem a atividade física como por exemplo: bicicletas, skates, cordas, pipas, discos de plástico, etc.

Crianças pré-escolares, de 0 à 4 anos de idade também devem se exercitar diariamente. O tempo diário recomendado é maior comparado às crianças escolares e aos adultos. O que muda é o tipo de atividade física e a intensidade do exercício que varia conforme a idade da criança. A recomendação atual é de 180 minutos ou pelo 3 horas durante o dia em atividades que variam de acordo com sua faixa etária:

1 ano: brincar ou rolar no chão, gatinhar , brincar com bolas ou outros brinquedos que sejam seguros para a idade. Deixar a criança explorar o ambiente e para isso promover um lugar seguro sob supervisão de adultos ou educadores;

1-4 anos: promover atividades que estimulam o movimento como o caminhar, subir escadas, dançar, rastejar; brincar em lugares abertos para que se incentive o caminhar, o correr, subir obstáculos, pular.

Portanto, a atividade física é importante para lactentes, crianças pré-escolares e escolares e nós cuidadores devemos promover ambientes que permitam que as crianças se exercitem. Crianças não devem ficar paradas por períodos prolongados a não ser que estejam dormindo. Todos nós precisamos ser mais ativos e dar o exemplo a elas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria/ Departamento Científico do Comportamento e Desenvolvimento da SBP.

feito com